sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Reunião debate (in)segurança pública de Cambuí

Foi uma bela iniciativa da Associação Empresarial de Cambuí e Câmara de Dirigentes Lojistas realizar uma reunião, na manhã de sexta-feira, 29, envolvendo empresariado, comerciantes, autoridades políticas e militares. A ideia era expor os problemas de (in)segurança pública que vem ocorrendo no município. Onda de assaltos, furtos, tráfico de drogas e prostituição infantil, além de outras coisas.

Todos tiveram a oportunidade de falar. Reclamaram, com razão, de que falta um policiamento mais ostensivo por parte da PM, que é a responsável por isso. O que é fato! É difícil ver, principalmente a noite, uma viatura fazendo patrulhamento. Até porque o efetivo é reduzido (e muito!). Geralmente só dois ficam responsáveis pela cidade toda, o que não é viável.

A Polícia Civil se defende dizendo que também tem um baixo número de investigadores (apenas três), sendo que eles também tem que se revezar para atender as cidades de Bom Repouso, Senador Amaral e Córrego do Bom Jesus, que fazem parte da Comarca. Mas, mesmo assim, se esforçam e acabam virando turnos, plantões e fazendo apreensões, como feito no dia 26 (veja em http://www.jornalgazetadovale.com.br).

Já a Prefeitura Municipal diz que vem fazendo a parte dela, auxiliando a PM e a PC financeiramente, na manutenção dos veículos, alugueis das casas e cessão de funcionários para realização de trabalhos internos. Mas ela pode interceder junto ao Governo do Estado (já que dizem que têm um bom trânsito lá em cima) para que reforce o efetivo e explique a situação em que vivemos.

E tudo isso veio se acumulando e estourou com o assassinato de uma traficante em plena praça pública. Aí o 'balaio explodiu' e algumas ações foram feitas. Porém, a sociedade quer uma resposta enérgica das autoridades. Vivemos com medo de sair às ruas e deixar nossas casas desguarnecidas. Basta de violência! É hora da ação!

Um comentário:

  1. Fala Luis, (in) segurança mesmo, ontem a noite li no twitter uma mensagem de uma menina aqui de Cambuí, que dizia que tava com medo de ir na casa da colega porque era longe e iria voltar tarde...
    Onde vamos parar???
    Legal seu blog também, eu e a Cintia estamos te seguindo..
    Dá uma entrada no meu blog e me segue lá também...
    Valeu, abraços

    ResponderExcluir